Imóveis Favoritos (0)

Notícias

Saia na frente e fique por dentro das principais novidades do mercado imobiliário.

5 Dicas para conservar seu imóvel

Imóveis sempre foram uma ótima forma de investimento, seja para morar ou obter renda por meio de aluguel. Mas com a ação do tempo e de outros fatores físicos, podem apresentar alguns desgastes e comprometer sua usabilidade e até mesmo seu valor de mercado. Por isso, é fundamental cuidar de seus imóveis da melhor maneira possível, mantendo sua estrutura e acabamento limpos e funcionais. Mas, afinal, como fazer isso? Confira a seguir cinco dicas essenciais que separamos para você conservar seu imóvel e deixá-lo sempre com aquele aspecto de novo! Vamos a elas?

 

 Pintura

 

 A primeira impressão é sempre a que fica, e essa máxima é totalmente válida no caso de imóveis. A limpeza de superfícies pintadas deve ser feita com apenas água e sabão, evitando aqueles à base de álcool e outras substâncias fortes. Além disso, é necessário refazer toda a pintura da casa a cada três anos, e a dos tetos dos banheiros, que sofrem demais com a umidade, a cada seis meses.

 

Rejuntes

 

Cuidar dos rejuntes de pisos, azulejos, pias e vasos sanitários, além de contribuir para um aspecto mais agradável, ajuda a evitar infiltrações, que podem se tornar uma grande dor de cabeça para seu imóvel. Faça esse tipo de manutenção uma vez por ano, e no meio tempo, limpe com água, detergente e sabão neutro, evitando produtos que contenham química pesada. Se estiver muito sujo, pode fazer uso de uma escova com cerdas macias – do contrário, use uma esponja.

 

Elétrica

 

Mantenha sempre limpos quadros e outros equipamentos elétricos, não se esquecendo nunca de desligar a chave geral antes de qualquer coisa, para evitar acidentes. Quaisquer problemas na instalação elétrica devem ser resolvidos por um profissional qualificado e de confiança – é recomendável, inclusive, que sejam feitas manutenções preventivas de tempos em tempos. Prédios mais velhos tendem a apresentar mais problemas desse tipo por conta de instalações muito antigas – se esse for o caso do seu imóvel, pense em fazer a troca de toda a estrutura.

 

Hidráulica

 

Item que mais gera problemas em condomínios de apartamentos, a parte hidráulica do imóvel merece atenção especial. Verifique sempre a situação das torneiras e sistemas de descarga, registros e ralos, pois qualquer vazamento pode ser a causa de muitos problemas, como infiltrações. Aqui, vale a mesma dica para a conservação de instalações elétricas: em qualquer sinal de problema chame um profissional qualificado e troque a instalação se esta for muito antiga.

 

Pisos

 

Outro item cuja boa conservação contribui em muito para a beleza e valorização do imóvel, o piso deve ser limpo diariamente com vassoura de pelo e/ou água e sabão neutro. No caso de manchas ou sujeiras difíceis, você pode utilizar vassoura ou escova de cerdas plásticas em conjunto com alguns produtos removedores específicos para o tipo de piso. Evitar sempre o contato de substâncias ácidas, principalmente alimentos, como restos e resíduos de frutas. Sempre que houver algum piso quebrado, repare-o o quanto antes.

 

 

Fonte: Meu Precon